Filme sobre menor mostra realidade do Rio, diz deputada.
A 1ª vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, deputada Marina Maggessi (PPS-RJ), disse que o documentário "Juízo", exibido há pouco em audiência pública, reflete a realidade do sistema de atendimento ao menor no Rio de Janeiro. A deputada, que é inspetora da Polícia Civil e já esteve à frente da Delegacia de Repressão a Entorpecentes do estado, avalia que tanto as instituições para menores quanto os presídios são uma extensão das favelas, onde faltam oportunidades e condições para melhoria de vida.
A delegada titular da Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais de Goiás (Depae-GO), Nadir Batista Cordeiro, disse que Goiás tem uma situação diferente da mostrada pelo filme. Segundo ela, a Polícia Civil, a Secretaria de Estado da Cidadania e o juizado especial do menor fazem plantão em parceria para atender os menores.
Nadir Cordeiro disse que assistentes sociais e psicólogos avaliam a situação do adolescente e da família, para que o Ministério Público e o juizado saibam as razões que levaram o jovem ao ato ofensivo. "Em Goiás, temos sido modelo nesse atendimento jurídico", disse a delegada, que foi uma das criadoras das delegacias especiais no estado.
A audiência é promovida em conjunto pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Direitos Humanos e Minorias; e de Seguridade Social e Família e ocorre no plenário 6.
Fonte: Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br