Projeto sobre identidade unificada ficará pronto neste ano

31/05/2006 17h20

O coordenador do Departamento de Políticas e Programas da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Paulo Roberto Fagundes, disse que, até o final deste ano, deverá estar concluído o projeto sobre o documento único de identificação para todos os cidadãos. Segundo ele, a partir daí, o projeto já poderá ser implementado.
Fagundes participou da audiência pública promovida pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado - encerrada há pouco - na qual foi debatida a inclusão de informações genéticas na carteira de identidade ou Registro Geral (RG). O Projeto de Lei 5.520/05, em análise na comissão, prevê a inclusão de chip com o mapeamento genético (DNA) no documento de identidade.

Novo documento
Pela proposta da Secretaria Nacional de Segurança Pública, cada pessoa terá um novo documento de identidade, em que o papel será trocado pelo plástico virgem. Esse novo documento possuirá todas as informações civis básicas (registro de identidade, CPF, fotografia e impressão digital) e será único em todo o País.
Assim, de acordo com Fagundes, não haverá possibilidade de um indivíduo tirar um documento de identificação em um estado e depois em outro, pois haverá um banco de dados nacional de impressões digitais.

Fonte: Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR