Depen anuncia novos presídios e bloqueio de celular

16/05/2006 17h45

O chefe do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Maurício Kuehne, anunciou há pouco que medidas já planejadas anteriormente pelo governo federal poderão ajudar o País a superar a crise no setor de segurança pública. A primeira delas é a inauguração de cinco unidades prisionais da União para receber presos com perfil de altíssima periculosidade. Os estabelecimentos, que terão celas individuais e locais de isolamento, serão localizados no Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia e Espírito Santo. O primeiro será inaugurado em Catanduvas (PR).

Bloqueio de celular
A segunda medida que deverá contribuir também será a aprovação do projeto de lei que obriga as operadoras de telefonia a bloquear celulares dentro dos presídios. O chefe do Depen admitiu que, embora o uso desses telefones por detentos já seja proibido pela legislação, é muito difícil controlar a entrada dos aparelhos nos presídios.
Kuenhe, que participa de audiência na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, informou aos deputados que existem 365 mil presos no Brasil. Ele revelou ainda que há uma carência de 120 mil vagas nos presídios.
Neste momento, a comissão está ouvindo o deputado José Otávio Germano (PP-RS), presidente da Subcomissão Especial da Política de Segurança Pública.

A reunião ocorre no plenário 11.

Fonte: Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851
Fax. (61) 3216.1856
E-mail: agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

SR