Federação acusa peritos de boicotar papiloscopistas

09/05/2006 10h30

O presidente da Federação Nacional dos Profissionais em Papiloscopia e Identificação (Fenappi), Luiz Antonio Oliveira Barbosa, denunciou há pouco uma rixa entre os peritos criminais que agiriam para diminuir a perícia papiloscópica. Barbosa, que participa do 1º Fórum Nacional sobre Papiloscopia e Institutos de Identificação do Brasil, disse que "são incontáveis os subterfúgios com os quais os peritos procuram podar o crescimento profissional e institucional dos papiloscopistas". Esses subterfúgios "vão desde a envelhecida e combalida argumentação da exigência de formação superior para realizar qualquer perícia, entrando pela busca de isonomia salarial, passando pela infundada alegação de transposição de cargos. O mais recente seria a afirmação de que os papiloscopistas devem ser proibidos de fazer perícia papiloscópica e assinar laudos por não serem peritos oficiais".

Neste momento, discursa o presidente da Associação Nacional dos Diretores de Institutos de Identificação (Andi), Iverton Batista de Carvalho.
O debate, que é promovido pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, está sendo realizado no plenário 2.

Fonte: Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br