Notícias
-
26/10/2015 - Comissão discutirá Política Internacional de DrogasA Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realizará, amanha (27), audiência pública a fim de conhecer as ações que o Brasil apresentará na sessão da Organização das Nações Unidas (ONU), que será realizada em abril de 2016, onde será debatida a Política Internacional de Drogas.
-
26/10/2015 - Jornal da CREDN - 05 - 2015A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional recebeu representantes da Organização Internacional Médicos Sem Fronteiras para tratar da realização de seminário sobre cooperação humanitária, com o objetivo de provocar uma discussão com a sociedade sobre o papel e as possibilidades deste tipo de ação.
-
23/10/2015 - Crise na Palestina exige imediata interrupção das ações de guerra de Israel“Os palestinos precisam de proteção internacional contra as ações de guerra de Israel, a interrupção imediata da ocupação colonizadora e o respeito às fronteiras estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU)”. Esta foi a mensagem deixada pelo embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, ao parlamento brasileiro, durante encontro com a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Jô Moraes (PCdoB/MG).
-
23/10/2015 - Tempo de liberação da ANVISA em Viracopos passa de 40 para 2 dias e o setor de exportações agradeceMenos de um mês após realização de Mesa Redonda em Campinas para debater sobre os entraves da exportação no aeroporto de Viracopos, o prazo de liberação da Anvisa caiu de 40 para 2 dias, superando o menor tempo registrado, que era 3, no porto de Santos. O debate aconteceu no dia 02 de outubro, na Prefeitura Municipal, por iniciativa do Deputado Federal Luiz Lauro Filho. Participaram do evento cerca de 200 convidados, entre eles, empresas e entidades representativas do setor de exportação.
-
22/10/2015 - Seminário debate os novos fluxos de trabalhadores migrantes no Brasil“O Brasil é um país forjado e construído em migrações. Esta é a nossa identidade. Esta é a nossa essência. Esta é a nossa natureza. Temos feito nos últimos anos, muito com relação à atenção à imigração e aos imigrantes no país. Traremos a conscientização de que somos um país plural, diverso, humanista e solidário”. Com estas palavras, Beto Vasconcelos, secretário nacional de Justiça, mostrou aos presentes a posição brasileira em relação aos novos fluxos migratórios que chegam ao país.
-
21/10/2015 - Fronteiras da Amazônia: proteção e soberania devem andar juntasTerritório de riquezas incomensuráveis, a Amazônia brasileira é também uma das regiões mais vulneráveis do território nacional. O país tem quase 17 mil quilômetros de fronteiras e seu monitoramento é feito, sobretudo, pelo Exército, especialmente no Norte do país, área que engloba a densa floresta tropical. Com o intuito de discutir a questão das parcerias entre os diferentes órgãos de fiscalização das fronteiras e avaliar a disposição orçamentária para apoiar este trabalho, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) organizou uma audiência pública para debater ‘o papel do Exército brasileiro na Amazônia, na proteção da unidade nacional, das diversidades e das riquezas; a situação do controle de fronteiras, as ameaças do tráfico de drogas, armas e diversidade e a coordenação com as forças dos países limítrofes’.
-
21/10/2015 - Nota sobre o assassinato de imigrante haitiano em Santa CatarinaCom pesar recebemos a notícia do assassinato de um imigrante haitiano ocorrido na cidade de Navegantes, em Santa Catarina. O crime, bárbaro em todas as suas perspectivas, aponta para uma ação xenófoba disfarçada de latrocínio. Seus detalhes, investigados pela polícia, no entanto, nos fazem perceber a real intenção dos criminosos. Fetiere Sterlin, antes de ser atacado, foi ofendido em francês-crioulo, um dos idiomas do Haiti.
-
20/10/2015 - Comissão discutirá papel do Exército na proteção da AmazôniaA Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional vai realizar, nesta quarta-feira (21), audiência pública para debater as atribuições do Exército Brasileiro na Amazônia. A audiência discutirá também a situação do controle de fronteiras, as ameaças do tráfico de drogas, armas e a coordenação com as forças dos países que fazem fronteira com o Brasil.
-
20/10/2015 - Seminário discutirá novos fluxos de trabalhadores migrantes para o BrasilCom Agência - Câmara As comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e de Trabalho, de Administração e Serviço Público promovem seminário na quinta-feira (22) sobre os Novos Fluxos de Trabalhadores Migrantes para o Brasil - Desafios para Políticas Públicas. O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, está convidado para participar da abertura do seminário.
-
15/10/2015 - Médicos Sem Fronteiras: ação humanitária e solidariedade pelo mundoVocê provavelmente já ouviu falar deles. Sabe que atuam em áreas de conflito armado e com grupos humanos em situação de risco. O que você talvez não saiba é que seu trabalho vai além das emergências geradas pelas guerras e, não raras vezes, acontece quase ao seu lado.
-
14/10/2015 - Secretário Geral da Unasul, Ernesto Samper, visita a ComissãoO secretário-geral da União das Nações Sul Americanas (Unasul) e ex-presidente da Colômbia, Ernesto Samper, reuniu-se, em 14/10, com a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Jô Moraes (PCdoB/MG). Participaram do encontro outros cinco deputados, todos membros da Comissão: Bruna Furlan (PSDB/SP), Carlos Zarattini (PT/SP), Vicente Cândido (PT/SP), Benito Gama (PTB/BA) e Heráclito Fortes (PSB/PI).
-
13/10/2015 - Segurança e inteligência: trabalho conjunto para os Jogos de 2016“O mundo inteiro estará observando o Brasil. São os primeiros Jogos a serem disputados na América do Sul”. A frase do Coronel Marcelo Silva Rodrigues, participante da reunião que debateu o papel da inteligência na segurança dos jogos olímpico e paraolímpico de 2016, apontou o destaque que o tema vem recebendo nos últimos anos e que deve culminar com a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.
-
05/10/2015 - Debate em Campinas propõe melhorias para agilizar o setor de exportação no aeroporto de ViracoposA Subcomissão Permanente de Comércio Exterior, que funciona junto à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, deve propor um estudo para a criação de um "canal verde" para o setor de importação e exportação de cargas da Anvisa como medida para agilizar e conferir mais eficiência ao trâmite de volumes no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A medida está entre as principais soluções que foram debatidas e apresentadas durante a mesa-redonda realizada no último dia 02 de outubro, no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas.
-
01/10/2015 - Ministro da Defesa explica modificação em texto de decretoAtendendo ao convite feito pelos deputados Major Olímpio (PDT/SP), Pastor Eurico (PSB/PE) e Arlindo Chinaglia (PT/SP), o ministro da Defesa, Jaques Wagner, compareceu à reunião ordinária da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) realizada em 30/9.
-
30/09/2015 - Proteção aos defensores dos Direitos Humanos é avaliada em reuniãoA avaliação dos balanços dos Programas de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH) implementados no Brasil, Colômbia e México foi tema da pauta de reunião extraordinária da Comissão, realizada em 29/9. Requerido pelo deputado Jean Wyllys (PSOL/RJ), teve como participantes da mesa Fernando Matos, diretor do Departamento de Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Fernanda Calderaro, coordenadora-geral do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Pedro Saldanha, chefe da Divisão de Direitos Humanos do Ministério das Relações Exteriores, e Lívia Tinoco, procuradora-Chefe da República em Sergipe.