Sessão Solene de entrega do Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós acontecerá na próxima semana.

09/10/2019 11h10

Na próxima quinta-feira (17/10), às 9 horas, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, acontecerá a Sessão Solene de entrega do Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós - 2019.

O prêmio é entregue às mulheres que tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero.

 

Agraciadas deste ano

Catarina Cecin Gazele: Procuradora de Justiça no Espírito Santo, atua para coibir a violência contra a mulher. 

Cristina Castro Lucas: Professora da Universidade de Brasília (UnB) e idealizadora do Projeto Glória, plataforma de inteligência artificial voltada para diminuir todas as formas de violência contra mulheres. 

Dulcineia de Oliveira: Presidente da Associação Habitacional Nova Terra (MG), movimento que busca construir unidades habitacionais e oferecer às famílias o direito de financiamento. 

Marta Vieira da Silva: Eleita seis vezes a melhor jogadora de futebol do mundo pela FIFA, contemplada com a medalha por sua luta contínua para melhorar o tratamento e as condições das atletas do futebol feminino em relação a salários, oportunidades e divulgação. 

Solange Bentes Jurema: Procuradora de Justiça em Alagoas, atua há mais de três décadas na defesa dos direitos das mulheres, tendo participado ativamente das discussões e definições da Lei Maria da Penha e as punições relativas aos crimes
de feminicídio. 

 

Histórico

O Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós foi criado por meio da Resolução nº 3, de 2003, destinado a agraciar mulheres que, no País, tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero.

Com a criação da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a indicação dos agraciados para o Diploma Carlota Pereira de Queirós passou a ser competência dessa comissão.

A Câmara dos Deputados, desde a aprovação da resolução, já agraciou 40 mulheres, premiando cinco indicadas a cada ano, nas seguintes datas: 2004, 2006, 2007, 2008, 2009, 2016, 2017 e 2018.

 

Pioneira 

Carlota Pereira de Queirós nasceu na cidade de São Paulo, em 1892. Médica, escritora, pedagoga e política, Carlota Pereira foi a primeira mulher brasileira a ser eleita deputada federal. Ela participou dos trabalhos na Assembleia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935. Seu mandato foi em defesa da mulher e das crianças, trabalhava por melhorias educacionais que contemplassem tratamento mais adequado das mulheres. Além disso, publicou uma série de trabalhos em defesa da mulher brasileira.