Resumo das proposições aprovadas na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher ontem

Em reunião deliberativa realizada ontem (18/5/22), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprovou cinco requerimentos e quatro projetos de lei
19/05/2022 14h55

Foto: Mariana Aragão

Resumo das proposições aprovadas na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher ontem

Presidente da CMulher, Deputada Policial Katia Sastre

Dentre as aprovações de eventos, por requerimento, estão os que debaterão a paridade entre homens e mulheres no Poder Judiciário e a realização da Semana Nacional de Combate ao Câncer, em parceria com a comissão especial desse tema, com o objetivo de debater os que afetam as mulheres.

 

O projeto de lei 3974/2020, aprovado com parecer da Deputada Flávia Morais, cria o selo Empresa parceira na luta ao enfrentamento à violência doméstica. O deputado Delegado Antônio Furtado, 2º vice-presidente da CMulher, parabenizou a relatora da matéria e destacou a importância que este projeto representa no combate à violência. Comprovadamente, um dos principais fatores que dificultam a resolução de casos de agressão e violência doméstica é a dependência, em especial a financeira, da mulher em relação ao homem.

 Leia matéria da Agência Câmara Notícias sobre essa proposição.

 

Outras duas matérias aprovadas também se relacionam aos casos de violência contra a mulher. O relatório da Deputada Tabata Amaral para o projeto de lei 2748/2021 e apensados aprovou alterações na Lei Maria da Penha, para dispor sobre o monitoramento eletrônico como meio de fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência.

Acesse notícia da Agência Câmara sobre esse projeto.

Já o projeto de lei 5192/2020, de autoria da Deputada Elcione Barbalho, com relatoria da Deputada Flávia Morais, autoriza o atendimento da mulher vítima de violência diretamente pela defensoria pública ou pelo ministério público nos municípios em que não houver Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) ou Núcleos/equipes especializados.

Leia a matéria da Agência Câmara sobre esse projeto.

Por último, o parecer da Deputada Elcione Barbalho para o projeto de lei 3062/2021, que dispõe sobre o cálculo e assegura adicional no valor do benefício do Regime Geral da Previdência Social no caso de mulheres que se dedicam ao cuidado de filhos, foi elogiado e aprovado pelos pares.

Saiba mais detalhes do projeto na reportagem da Agência Câmara.

 

Ao final da reunião deliberativa, a presidente da CMulher, Deputada Policial Katia Sastre, agradeceu a todos e ressaltou como é produtivo o trabalho quando há acordos construídos pelos membros. “Foi demonstrado aqui que realmente a gente está interessado nas pautas que defendem as mulheres, e retiramos todos os tipos de buracracia”.

 

Assista à íntegra da reunião pela página da CMulher ou pelo canal da Câmara no Youtube.

Fotos: Mariana Aragão.