Prorrogado prazo para recebimento de indicações ao Diploma Carlota
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher comunica a prorrogação do prazo para apresentação de indicações ao Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós 2023 até o dia 3 de agosto. A iniciativa visa homenagear mulheres cujos trabalhos ou ações tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e nas questões de gênero no Brasil.
Cada parlamentar poderá fazer apenas uma indicação, por meio de formulário eDoc, que deverá ser enviado à CMULHER. O formulário deverá ser acompanhado do curriculum vitae da candidata e de justificativa contendo relato sintetizado dos trabalhos ou ações por ela desenvolvidos que atendam ao objetivo da homenagem.
Houve ainda alteração para as datas de divulgação das indicadas e para a escolha (eleição) das agraciadas em relação ao calendário divulgado anteriormente. Os nomes das indicadas serão anunciados no dia 8 de agosto. No dia 30 de agosto, a comissão deve se reunir para escolher as cinco agraciadas deste ano.
Destacamos, porém, que a cerimônia de outorga do Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós continua marcada para 25 de outubro (sessão solene).
Quem foi Carlota Pereira Queirós
Carlota Pereira de Queirós (13/02/1892-14/04/1982) foi médica, escritora, pedagoga e política. Ela foi a primeira mulher brasileira a votar e ser eleita deputada federal na história do Brasil.
Eleita pelo estado de São Paulo em 1934, Carlota Queirós participou dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935, fazendo com que a voz feminina fosse ouvida no Congresso Nacional. O foco de seu mandato foi a defesa da mulher e das crianças, trabalhando por melhorias educacionais que contemplassem melhor tratamento para as mulheres e publicando uma série de trabalhos em defesa da mulher brasileira. Ocupou seu cargo até o golpe de 1937, quando Getúlio Vargas fechou o Congresso.
Mais informações estão disponíveis na página da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, por e-mail ou pelos telefones 61 3216-6961/6962.