NOTA PÚBLICA

A presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher manifesta sua solidariedade à Deputada Federal Carol Dartora, integrante desta comissão, vítima de ataques racistas e misóginos recebidos em seu e-mail institucional.
17/10/2024 16h10

Repudiamos com veemência toda violação dos direitos individuais e políticos sofridos pela parlamentar, democraticamente eleita pelo estado do Paraná e que tem voz ativa em prol dos direitos das mulheres.

Os ataques às mulheres parlamentares têm se tornado cada vez mais comuns, mas não podemos, enquanto democracia, admitir a naturalização dessas violações e precisamos fazer do combate a elas um compromisso de todas e todos.

No ano de 2021 foi aprovada a Lei 14.192 que versa sobre normas para prevenir, reprimir e combater comportamentos que firam o exercício de direitos políticos da mulher. É inadmissível que mulheres, sobretudo, mulheres negras continuem sendo vítimas de episódios que violem seus direitos individuais, assim como políticos e que dificultem o exercício do mandato parlamentar democraticamente eleito.

Enquanto Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, reafirmo meu compromisso de combate a misoginia, racismo e a violência política que tem assolado a vida de tantas de nós.

Manifesto minha solidariedade à Deputada Federal Carol Dartora, assim como a todas as mulheres que ousam se colocar e permanecer na política. Seguiremos unidas na certeza que podemos avançar na luta para que permaneçamos ativas nos espaços que escolhemos ocupar.

Ana Pimentel
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher