NOTA DE SOLIDARIEDADE
Eu, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, manifesto solidariedade à Sandra Mara Fernandes e à sua família, pela exposição insistente que tem sido feita pela mídia após episódio ocorrido na cidade satélite de Planaltina, no Distrito Federal.
Na ocasião, Eduardo Alvez, marido de Sandra, a encontrou em seu carro, mantendo relações sexuais com Givaldo Alves de Souza, que vive em situação de rua, e o agrediu. Givaldo recebeu atendimento médico, assim como Sandra, que está atualmente internada em uma clínica recebendo acompanhamento médico.
Givaldo ganhou notoriedade e tem concedido entrevistas narrando o episódio de forma desrespeitosa, expondo Sandra. Os veículos de imprensa têm divulgado o caso de forma ostensiva, dando destaque às falas ofensivas de Givaldo, ignorando a gravidade de tornar pública a intimidade dos envolvidos.
Repudio a forma como o caso está sendo tratado pela mídia e nas redes sociais, que apenas evidencia a cultura machista em que vivemos. Enquanto a vítima está internada em uma clínica para tratamento, um homem ganha destaque por ter tido relações sexuais com ela em um momento de vulnerabilidade. Não compactuamos com agressão física, como a perpetuada por Eduardo, marido de Sandra, e não compactuamos com a revitimização dela através da exposição de sua intimidade.
Deputada Elcione Barbalho
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher