Nota de Repúdio
Em meio a guerra que acontece na Ucrânia, o deputado estadual por São Paulo Arthur do Val (Podemos-SP), também conhecido como “Mamãe Falei“, afirma em um áudio que circula na internet que mulheres ucranianas "são fáceis porque são pobres", além de outros absurdos. É no mínimo revoltante que, em um cenário de guerra e crise humanitária, um parlamentar brasileiro se desloque para um país em guerra e se aproveite das circunstâncias para assediar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social, e ainda se vanglorie disso para outros colegas homens.
Eu, como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, farei o possível para que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo instaure uma sindicância e casse o mandato do deputado. Como mãe, mulher e representante feminina na Câmara condeno veementemente a atitude do deputado, que agiu de forma desumana e desrespeitosa.
Para esses homens machistas, nós mulheres não temos descanso e não somos dignas de empatia nem em um cenário de guerra. Não podemos nos calar diante de tamanho absurdo. Basta!
Deputada Elcione Barbalho (MDB-PA), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher