Nota de Repúdio

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Elcione Barbalho (MDB-PA), e as vice-presidentes, deputadas Dulce Miranda (MDB-TO), Lauriete (PSC-ES) e Aline Gurgel (Republicanos-AP), repudiam os ataques dirigidos à senadora Simone Tebet (MDB-MS), coordenadora da bancada feminina do Senado Federal, durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI da Pandemia, nesta terça-feira (21/09).
22/09/2021 16h31

Na ocasião, o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário, convidado a depor na CPI, chamou a senadora de “descontrolada”, termo ofensivo comumente usado para se referir a mulheres que exigem respeito e lugar de fala. Apesar da postura provocativa do ministro para com outros senadores presentes, a senadora foi a única a receber tal ofensa. A situação deixa clara a disparidade de tratamento recebido pelas mulheres que ocupam cargo público.

Repudiamos, também, a invasão ocorrida, pela segunda vez, ao escritório político da deputada Vivi Reis (PSOL-PA) na última semana, em Belém (PA). Esse segundo episódio nos leva a crer que os ataques não foram isolados.

Às parlamentares Simone Tebet e Vivi Reis, manifestamos o nosso apoio e solidariedade diante dos episódios aqui descritos. A violência política de gênero ainda é um problema sério que enfrentamos, mas isso não irá nos calar. Reafirmamos o nosso compromisso de combater a violência contra a mulher e continuaremos brigando por um espaço que é nosso por direito: o de participar ativamente do processo democrático brasileiro.

Elcione Barbalho
Dulce Miranda
Lauriete
Aline Gurgel