Licença Paternidade é tema de discussão entre representantes do governo e instituições privadas

Atividade faz parte do IV Seminário Internacional Marco Legal da Primeira Infância
06/07/2016 18h45

Cléia Viana

Licença Paternidade é tema de discussão entre representantes do governo e instituições privadas

Expositoras dialogam sobre as melhorias e as ações implementadas pela sociedade e governo

Nesta manhã, 06/07, foi realizada uma mesa para discussão do Aumento da Licença Paternidade como estratégia para o desenvolvimento da Primeira Infância. O encontro mostrou-se efetivo ao oferecer a oportunidade de conhecer números relevantes da questão, bem como as ações adotadas pelo Estado e sociedade.

Entre os destaques, foi apresentado o chamado pré-natal do parceiro, implantado em nível nacional pelo Ministério da Saúde. Vale destacar ainda, o pré-natal psicológico, programa criado pelo governo do Distrito Federal para tratar da Prevenção à Depressão Pós-parto e Promoção do Desenvolvimento Infantil. A organização sem fins lucrativos Promundo marcou presença no seminário e apresentou a criação do manual para exercício da paternidade, que deverá ser distribuído nos próximos meses. Já o Grupo Hospitalar Conceição apresentou-se como exemplo de empresa Cidadã que adota a licença paternidade estendida.

O trabalho organizado pela Comissão da Mulher faz parte do IV Seminário Internacional Marco Legal da Primeira Infância que contempla a aplicação da Lei nº 13.257/2016 (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13257.htm).

A mesa de discussões foi presidida pela deputada federal Tia Eron e contou com as expositoras Paula Pereda (USP), Milena Carmo (Instituto Promundo), Michelle Silva (Ministério da Saúde), Sandra Fagundes (Grupo Hospitalar Conceição – Empresa Cidadã), Tia Jú, (Deputada Estadual do Rio de Janeiro) e Major Denice Santiago (Comandante da Operação Ronda Maria da Penha).