Delegação brasileira se faz presente no evento da CSW em prol do empoderamento das mulheres

As parlamentares da CMulher estão acompanhando de perto o maior encontro sobre políticas para mulheres, trata-se da 61ª edição do evento promovido pela CSW (The Commission on the Status of Women), para discutir o “Empoderamento econômico das mulheres no mundo do trabalho”. A presidente e mais três membros, do primeiro colegiado da Comissão, fazem parte da delegação formada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres para essa missão na sede da ONU, em Nova York. Leia mais
16/03/2017 17h20

Divulgação

Delegação brasileira se faz presente no evento da CSW em prol do empoderamento das mulheres

A deputada Gorete Pereira destacou a importância de equilibrar as diferenças entre os sexos "estou neste evento para discutir soluções com o objetivo claro de estimular o empoderamento das mulheres brasileiras. Não podemos admitir que as mulheres recebam menos ou negue-se a elas o direito de ascender profissionalmente. Estima-se que as mulheres representem apenas 8% dos integrantes do conselhos das empresas no Brasil, isso precisa ser ajustado. Sem dúvida, a desigualdade é um dos elementos centrais da violência ", ressalta Gorete.

Durante a missão as deputadas já se reuniram com a diretora executiva da ONU Mulheres e também subsecretária geral das Nações Unidas, Phumzile Mlambo-Ngcuk e ministra de Políticas para as Mulheres do Chile, Claudia Pascual. A deputada Gorete Pereira destaca que a ministra Pascual informou que o Chile conseguiu aprovar cota de 40% de mulheres na política, limite bem acima do pretendido pela PEC 134/15 que tramita na Casa, “estamos pedindo apenas a garantia de 10%, o Brasil precisa avançar”, reforçou a presidente.

“Essa troca de experiência entre vários países e pessoas de todo o lugar está sendo de grande importância para que a gente possa avançar mais nessas políticas para as mulheres, porque o que vemos hoje é que, infelizmente, tudo ainda é muito devagar em relação as conquistas do sexo feminino”, afirma a coordenadora da Secretaria da Mulher, Dâmina Pereira.

A deputada Elcione Barbalho, atual procuradora da Mulher, que está na delegação especial, fez um balanço sobre o tema central do evento, “a atuação feminina representa uma força muito importante para o desenvolvimento da economia, mas a desigualdade e a discriminação enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho ainda é uma realidade no mundo inteiro. Nesse encontro, estamos tendo a oportunidade de avaliar e construir propostas para garantir o pleno acesso das mulheres ao trabalho, considerando as particularidades de cada país, de cada região”.

A Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW) é uma instância da ONU (Organização das Nações Unidas) e foi criada pelo ECOSOC (Conselho Econômico e Social da ONU) em 1946 com o objetivo de preparar relatórios e recomendações ao ECOSOC sobre a promoção dos direitos das mulheres nas áreas política, econômica, civil, social e educacional. Além disso, a CSW formula recomendações ao ECOSOC sobre problemas de caráter urgente que requerem atenção imediata aos direitos das mulheres.

As parlamentares seguem em missão até a próxima sexta-feira, 17/03.