Delegação brasileira se faz presente no evento da CSW em prol do empoderamento das mulheres
A deputada Gorete Pereira destacou a importância de equilibrar as diferenças entre os sexos "estou neste evento para discutir soluções com o objetivo claro de estimular o empoderamento das mulheres brasileiras. Não podemos admitir que as mulheres recebam menos ou negue-se a elas o direito de ascender profissionalmente. Estima-se que as mulheres representem apenas 8% dos integrantes do conselhos das empresas no Brasil, isso precisa ser ajustado. Sem dúvida, a desigualdade é um dos elementos centrais da violência ", ressalta Gorete.
Durante a missão as deputadas já se reuniram com a diretora executiva da ONU Mulheres e também subsecretária geral das Nações Unidas, Phumzile Mlambo-Ngcuk e ministra de Políticas para as Mulheres do Chile, Claudia Pascual. A deputada Gorete Pereira destaca que a ministra Pascual informou que o Chile conseguiu aprovar cota de 40% de mulheres na política, limite bem acima do pretendido pela PEC 134/15 que tramita na Casa, “estamos pedindo apenas a garantia de 10%, o Brasil precisa avançar”, reforçou a presidente.
“Essa troca de experiência entre vários países e pessoas de todo o lugar está sendo de grande importância para que a gente possa avançar mais nessas políticas para as mulheres, porque o que vemos hoje é que, infelizmente, tudo ainda é muito devagar em relação as conquistas do sexo feminino”, afirma a coordenadora da Secretaria da Mulher, Dâmina Pereira.
A deputada Elcione Barbalho, atual procuradora da Mulher, que está na delegação especial, fez um balanço sobre o tema central do evento, “a atuação feminina representa uma força muito importante para o desenvolvimento da economia, mas a desigualdade e a discriminação enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho ainda é uma realidade no mundo inteiro. Nesse encontro, estamos tendo a oportunidade de avaliar e construir propostas para garantir o pleno acesso das mulheres ao trabalho, considerando as particularidades de cada país, de cada região”.
A Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW) é uma instância da ONU (Organização das Nações Unidas) e foi criada pelo ECOSOC (Conselho Econômico e Social da ONU) em 1946 com o objetivo de preparar relatórios e recomendações ao ECOSOC sobre a promoção dos direitos das mulheres nas áreas política, econômica, civil, social e educacional. Além disso, a CSW formula recomendações ao ECOSOC sobre problemas de caráter urgente que requerem atenção imediata aos direitos das mulheres.
As parlamentares seguem em missão até a próxima sexta-feira, 17/03.