Agraciadas com o Diploma Carlota Pereira de Queirós são eleitas em votação na CMULHER

Deputados membros da Comissão votaram nas cinco escolhidas dentre 19 indicadas
16/09/2021 15h50

As cinco mulheres agraciadas com o Diploma Carlota Pereira de Queirós - edição 2021 foram escolhidas em votação realizada por parlamentares membros da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher durante reunião nesta quinta-feira (16). São elas Cristiane Britto, Lenira Maria de Carvalho (in memoriam), Salete Silva Sommariva, Suéli do Socorro Feio e Terezinha Ramires Lima (in memoriam). 

"As escolhidas terão seu merecido Diploma por tudo que fizeram. Mas mais do que isso, o nosso pedido para que continuem seus trabalhos quando possível porque elas são um grande exemplo da diferença que fazem em suas comunidades. Também parabenizo a todas as indicadas, tenho certeza que o trabalho de todas está sendo reconhecido", declarou a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) que presidiu a reunião. 

A procuradora da mulher, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), também enalteceu a importância do trabalho realizado por todas as 19 indicadas. "Elas têm uma bandeira e foram reconhecidas por isso. São importantes para que não sejamos mais apenas a maioria da população em números, mas que sejamos também maioria em participação. Assim vamos conquistar nosso lugar nos espaços de poder e decisão. Essa é a nossa grande luta", disse. 

Para a presidente da CMULHER, Elcione Barbalho (MDB-PA), o Diploma Carlota Pereira de Queirós é um momento simbólico de agradecimento do Parlamento a todas as brasileiras que fazem a diferença em seus círculos e comunidades: “As cinco mulheres escolhidas, assim como  todas as indicadas, representam as líderes locais espalhadas pelo Brasil  que lutam todos os dias para que o nosso país se torne um lugar mais justo, mais igual e mais próspero para todas nós. Parabéns às vencedoras da votação, é nosso orgulho poder entregar esse diploma a vocês”. 

A cerimônia de entrega do Diploma está marcada para 21 de outubro.

Conheça as escolhidas: 

Cristiane Britto - Atual Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres e presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Em sua gestão, implementou os Projetos “Qualifica Mulher”, “Mulheres Escalpeladas” e “Mães Unidas”, além de ampliar as unidades da Casa da Mulher Brasileira e capitanear o projeto “Mais Mulheres na Política”.

Lenira Maria de Carvalho (in memoriam) - Começou a trabalhar como doméstica ainda jovem e formou um grupo de domésticas para discutir os problemas específicos da categoria. No final da década de 70, fundou a Associação das Empregadas Domésticas da Área Metropolitana do Recife. No fim da década de 1980, fundou a Associação das Trabalhadoras Domésticas do Recife. Também foi uma das fundadoras da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e da Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadoras Domésticas (CONLACTRAHO). Foi uma das mil mulheres indicadas ao Prêmio Nobel da Paz do ano de 2006, e no ano de 2019 recebeu o Título de Cidadã Pernambucana da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Salete Silva Sommariva -  Desembargadora e atual Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, onde desenvolve diversos projetos e campanhas voltados à conscientização, à educação e ao esclarecimento da sociedade como um todo no que se refere à prevenção e ao combate à violência doméstica e de gênero. Preside o Colégio dos Coordenadores da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e atuou na criação da Campanha Sinal Vermelho.

Suéli do Socorro Feio - Fundadora do projeto “Costurando Sonhos”, que capacita e certifica mulheres da comunidade local em situações de extrema vulnerabilidade social, conferindo a essas mulheres renda própria e independência financeira. Hoje, o projeto está presente em várias cidades brasileiras, produzindo acessórios e roupas com a marca “Costurando Sonhos Brasil”, que é comercializada pela Americanas.com.

Terezinha Ramires Lima (in memoriam) - A médica Terezinha Ramires, falecida em março deste ano, aos 90 anos, foi fundadora da Associação Alagoana Pró-Mulher e participou do movimento pela criação do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CEDIM), sendo sua primeira Presidente. Terezinha sempre lutou para que fossem dados direitos iguais às mulheres de ingressarem nas corporações predominantemente masculinas. Colaborou com o projeto de lei criador da Polícia Feminina e atuou para que fosse criada a primeira equipe feminina de bombeiros do Estado de Alagoas.

Texto: Lanna Borges

 

5 agraciadas (arquivo pdf)