Comissão envia ao Ministro da Saúde sugestão de ampliação de ações de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero

A Comissão dos Direitos da Mulher aprovou, nesta quinta-feira (27), o envio de três Indicações ao Poder Executivo com sugestões que tratam, respectivamente, de ações de prevenção, detecção precoce e controle de câncer (principalmente de mama e de colo de útero), da ampliação dos serviços de oncologia e patologia no SUS e da reabertura do prazo previsto para o envio das Deliberações pactuadas em Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e Colegiado de Gestão Regional do Distrito Federal (CGR), como consta em portaria do Ministério da Saúde. A reunião foi presidida pela deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC)
27/05/2021 18h15

Assessoria de Comunicação CMulher/Lanna Borges

Comissão envia ao Ministro da Saúde sugestão de ampliação de ações de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero

Reunião Deliberativa CMulher

As sugestões foram levantadas durante a audiência pública “Detecção Precoce e Controle do Câncer de Mama e Colo do Útero no SUS”, realizada no último dia 7 na Comissão, que discutiu a Portaria GM/MS nº 3.712/2020 e teve a participação de representantes de entidades médicas, do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municipais de saúde.

 

Os três requerimentos de envio de Indicação aprovados são de autoria da deputada Rejane Dias (PT-PI), que considera que a Portaria representa uma conquista para as mulheres do país, mas que, de acordo com ela, “ainda há muito a ser feito”. Em levantamento realizado pelo Instituto Oncoguia a partir de coleta de dados do DATASUS, foi constatado que, no ano de 2020, houve redução de mais de 50% nos exames citopatológicos cérvico vaginais e de 49,81% nas mamografias de rastreamento, fundamentais para o diagnóstico precoce do câncer. 

 

Para a presidente da Comissão, deputada Elcione Barbalho (MDB-PA), o envio das Indicações ao Ministério da Saúde é de grande importância diante da queda expressiva  na realização dos exames preventivos: “Infelizmente, diante do cenário de pandemia que enfrentamos as mulheres deixaram de frequentar unidades de saúde para testes de rotina por medo de serem infectadas pelo covid. Além disso, os sistemas de saúde ficaram sobrecarregados. Mas esses exames salvam vidas! Por isso, é necessário promovermos ações que levem essas mulheres de volta aos consultórios”. 

 

Audiência Pública

 

A deputada Flávia Morais (PDT-GO) requereu a realização de audiência pública que irá discutir a jornada de pacientes com câncer de mama, inclusive em pacientes idosas, além de debater as perspectivas atuais e futuras da patologia. O requerimento foi aprovado, e a reunião será feita pela Comissão dos Direitos da Mulher (CMULHER) em conjunto com as Comissões de Seguridade Social e Família (CSSF), de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) e do Grupo de Trabalho Desafios da Oncologia no Brasil (GTONCO) 

 

A audiência pública acontece às 09h00 desta sexta-feira, 28 de maio, em atenção ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, comemorado na data. 

 

O requerimento da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) para a realização de audiência pública para tratar da Parentalidade e seus direitos no Brasil também foi aprovado.

 

Texto: Lanna Borges