Comissão envia ao Ministério da Saúde sugestão de inclusão de lactantes no Plano Nacional de Imunização
Foto: Ascom CMulher
Deputada Erika Kokay (PT-DF) em reunião da CMULHER presidida pela deputada Lauriete (PSC-SC)
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CMULHER) enviará ao Ministério da Saúde indicação sugerindo a inclusão de mães em período de amamentação (lactantes) no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. O Requerimento 20/2021 foi aprovado em reunião nesta quinta-feira (24), presidida pela deputada Lauriete (PSC-ES), 2ª vice-presidente da Comissão.
De acordo com a proposição, de autoria da deputada Erika Kokay (PT-DF), o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 foi apresentado no início deste ano, sem incluir as lactantes e justifica que “a vacinação das lactantes é medida de saúde fundamental para a prevenção”.
A deputada destaca ainda que pesquisas recentes demonstram que anticorpos contra Covid-19 podem ser transmitidos através do leite materno: ”Após imunizadas, mulheres que amamentam produzem leite que pode gerar um efeito de proteção 2 em 1, o que significa assegurar proteção simultânea às mães e também aos seus filhos e filhas”.
A deputada Elcione Barbalho (MDB-PA), presidente da CMULHER, lembra que apesar de muitos estados estarem incluindo as lactantes nos grupos prioritários, ainda é importante incluí-las no Plano Nacional de Imunização: “Os estados estão vacinando as mães que estão amamentando, mas a inclusão no PNI garantirá que elas sejam incluídas oficialmente junto às categorias dos serviços essenciais”.
Texto: Lanna Borges