Comissão discute projeto que inclui teste de mutação genética nas ações de prevenção do câncer do colo de útero e de mama

A Comissão dos Direitos da Mulher realizou, nesta quinta-feira (20), reunião que analisou o Projeto de Lei 265/2020 que inclui a realização de exames de detecção de mutação genética nas ações de prevenção dos cânceres do colo do útero e de mama. O teste identifica a presença de um ou mais genes que podem estar associados à doença
21/05/2021 14h55

O PL tem como autoras as deputadas Rejane Dias (PT-PI) e Tereza Nelma (PSDB-AL) e possui como relatora a deputada Margarete Coelho (PP-PI), que contou já ter feito o exame: "Eu fiz o tratamento após a detecção desses genes específicos. Esse teste poderá salvar muitas vidas".

Para a presidente da Comissão, a deputada Elcione Barbalho (MDB-PA), este é um projeto de grande relevância: "O Projeto de Lei será colocado em pauta novamente na nossa próxima reunião. É um texto importante, feito e relatado por mulheres, pensando na saúde das brasileiras".

Projetos em análise

Durante a reunião também foram analisados o Projeto de Lei 557/2020, que institui a realização, em caráter anual, da "Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História" nas escolas de educação básica do país, e o Projeto de Lei 5554/2020, que cria o Cadastro Nacional das Pessoas Condenadas aos Crimes de Violência Doméstica e Feminicídio que visa unificar as informações em uma única base de dados.

Os projetos de lei foram debatidos durante a reunião e serão incluídos na pauta do próximo dia 27 para serem votados.

Texto: Lanna Borges