Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher promove encontro com prefeitas eleitas
Na última quarta-feira, 10/11, foi realizado um encontro com algumas prefeitas eleitas da região sul e nordeste do país. O evento promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, com o objetivo de reforçar o diálogo entre as mulheres eleitas, discutiu temas da pauta feminina e colocou a Comissão à disposição dos municípios.
A reunião idealizada e presidida pela 1º vice-presidente da CMulher, a deputada Zenaide Maia (PR/RN), deu voz as prefeitas, propiciando o relato da história de sucesso da prefeita eleita de Riacho da Cruz (RN), Maria Bernadete Gomes. A prefeita contou para os presentes como realiza seu trabalho em parceria direta com a população. “Esse será meu 5º mandato, concorri pela primeira vez em 1988. O segredo é conversar com as pessoas. Administramos a cidade com a comunidade. Quando falta recursos fazemos mutirões”, afirmou Bernadete.
Outra pessoa que encantou os presentes foi a deputada Creuza Pereira (PSB/PE). Ela presenteou o público com um pouco da sua luta, considerando o contexto dos seus 80 anos e seus 3 mandatos a frente da prefeitura de Salgueiro. "A minha cidade foi conhecida como centro do polígono da maconha. Vi muitos jovens meus irem embora para não se tornarem aviãozinho, foi esse o motivo por que entrei na política. Desculpe está contando a minha história, mas acho que isso às vezes pode fazer com que alguém se decida, vença o medo, vença o não ser rico, ou não ter um marido poderoso ou até não ter uma tradição política na família, mas se fulana chegou, porque eu não poderia chegar? ”, ressaltou a deputada Creuza.
A deputada e prefeita eleita, Moema Gramacho (PT/BA), parabenizou as colegas e destacou que 38,8% das mulheres eleitas em 2016 são da região nordeste. Já a deputada Jandira Feghali ressaltou a necessidade de eleger mulheres com visão libertadora.
A deputada Dâmina Pereira, Coordenadora dos Diretos da Mulher da Secretária da Mulher, também registrou sua participação ao reforçar a importância das mulheres na política, defendendo especialmente a Proposta de Emenda à Constituição 134/15, a conhecida PEC que propõe cotas para mulheres no legislativo.
Ao final do encontro, a deputada Zenaide Maia destacou para as prefeitas a disponibilidade da CMulher em colaborar nas políticas públicas de defesa das mulheres e pediu apoio na aplicação da lei Maria da Penha aos municípios.