Começa o Outubro Rosa

Campanha mundial busca aumentar a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
02/10/2018 12h11

Anualmente, durante todo o mês de outubro, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher apoia e participa do Outubro Rosa, um movimento internacional que tem o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promovendo uma maior conscientização sobre a doença de forma a reduzir a mortalidade, já que este é o segundo tipo de tumor com maior incidência em todo o mundo, sendo o mais comum entre as mulheres, responsável por cerca de 22% dos novos casos a cada ano.

Uma das formas mais simples de prevenção do câncer de mama é o autoexame, que ser feito uma vez por mês. O objetivo do autoexame é verificar a existência de deformações ou alterações no formato das mamas, abaulamentos ou retrações, ferida ao redor do mamilo, caroços nas mamas ou axilas e secreções pelos mamilos. A detecção do câncer de mama nas etapas iniciais aumenta as chances de cura.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher tem procurado continuamente ampliar o debate sobre câncer de mama através da realização de audiências públicas sobre o tema, além de ter apreciado diversos projetos de lei que visam aperfeiçoar o atendimento e o tratamento das pessoas acometidas por esta doença no Brasil.