CMulher realiza Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra as Mulheres
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher realizará amanhã, às 09 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra as Mulheres. A sessão é fruto do requerimento da CMulher, juntamente com as Deputadas Erika Kokay e Laura Carneiro, e faz parte das ações da Comissão na campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”.
A campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher" ocorre em diversos países entre os dias 25 de novembro - Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher - e 10 de dezembro - Dia Mundial dos Direitos Humanos, e tem o objetivo de trazer para o debate em campo mundial as diversas formas de violência cometidas contra as mulheres.
Segundo o 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2014, 47.600 mulheres foram estupradas no Brasil naquele ano, significando que a cada 11 minutos uma mulher sofre esse tipo de violência no país. Destes números, cerca de 70% são crianças e adolescentes (dados de 2011 do Sistema de Informações de Agravo de Notificação do Ministério da Saúde -Sinan). Podemos considerar que estas estatísticas podem ser ainda maiores, já que apenas 35% dos casos são registrados e contabilizados na pesquisa, ou seja, existem outros 65% que nem são levados em conta. Estes dados também estão diretamente ligados ao fato de o Brasil assumir a 5ª posição no ranking de feminicídio, com uma taxa de 4,8 assassinatos por cada 100 mil mulheres, sendo que a maioria dos casos ocorre ambiente doméstico e 33,2% dos assassinos são parceiros ou ex-parceiros das vítimas (dados de 2013 do Ministério da Saúde).
A CMulher está à frente desta luta pela diminuição destes tristes índices, buscando assegurar uma sociedade e um país cada vez mais seguro e igualitário para as mulheres.