CMulher participa de Sessão Solene do Congresso Nacional para comemorar os 10 Anos da Lei Maria da Penha

A deputada Erika Kokay, representando a Presidente da CMulher, deputada Gorete Pereira, evidenciou a desigualdade entre gêneros e a naturalização da violência doméstica em seu discurso.
18/08/2016 14h45

Niege Neves

CMulher participa de Sessão Solene do Congresso Nacional para comemorar os 10 Anos da Lei Maria da Penha

Deputada Erika Kokay

O Congresso Nacional realizou uma sessão solene, na manhã de ontem (17/08), para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha e promover uma reflexão sobre a violência contra a mulher.

A sessão contou com a participação especial da farmacêutica que impulsionou a criação da lei. Maria da Penha solicitou em seu discurso mais empenho na aplicação da legislação sinalizando os itens ainda não atendidos.

O ponto alto da homenagem ficou por conta da indicação da Maria da Penha, pelo Senado e pelo Governo do Distrito Federal (GDF), para concorrer ao prêmio Nobel da Paz de 2016.

Representando a CMulher a deputada federal Erika Kokay discursou sobre o trabalho da recém-criada Comissão, destacando a realização de 07 audiências públicas, a aprovação de projetos de lei e as emendas no orçamento de 2017 para em prol de políticas de combate a violência contra a mulher. Em discurso emocionante, Erika evidenciou a desigualdade entre gêneros e a naturalização da violência doméstica, “a violência contra a mulher nega o outro e vai criando uma situação de desumanização e de subalternização da construção de gênero. É isso que provoca os cerca de 500 mil estupros por ano no País”, disse.

Complementando as ações desta campanha, o prédio do Congresso passou a ser iluminado com a cor laranja, com o objetivo de sinalizar a luta contra a violência. As atividades foram organizadas pela Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados, a Procuradoria Especial da Mulher, Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher e pela Secretaria da Mulher.