CMulher debate violência sexual virtual contra as mulheres
A Comissão de Defesa dos Diretos da Mulher promoverá um debate sobre os crescentes casos de violência virtual contra a mulher em Audiência Pública fruto de requerimento das Deputadas Laura Carneiro, Soraya Santos e Dâmina Pereira.
A internet tem trazido inúmeros benefícios à sociedade - impossível imaginarmos a vida sem esta ferramenta. Entretanto, a popularização da rede mundial também trouxe consigo efeitos nocivos, e o mau uso dos recursos tecnológicos e uma espécie de despersonalização propiciam um ambiente fértil para condutas negativas à coletividade, algumas delas até criminosas.
Uma dessas condutas é a violência sexual virtual contra as mulheres. Essa prática tem um efeito avassalador na vida das vítimas, conforme diversos relatos durante a CPI de Crimes Cibernéticos. Apesar de o destaque da CPI nesta questão ter sido nas crianças e adolescentes, a violência sexual virtual contra as mulheres também foi abordada, o que resultou em manifestação de apoio ao Projeto de Lei nº 5555/2013, que propõe uma alteração na Lei Maria da Penha, criando mecanismos para o combate à condutas ofensivas contra a mulher na internet.
Entretanto, as ações de combate são apenas uma parte do trabalho a ser desenvolvido, que deve também ter uma vertente de prevenção e divulgação de informações.
Desta forma a CMulher abre espaço para esta importante discussão, e convida a todos para acompanhar esta audiência pública presencialmente ou via internet amanhã, a partir das 15h.