Brasil vai ter dia dedicado à prevenção de doenças cardiovasculares em mulheres
O dia 14 de maio foi escolhido para ser no Brasil um dia dedicado à conscientização de doenças cardiovasculares em mulheres. Lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro teve como base proposta da Câmara dos Deputados. (PL1136/19)
Segundo a autora do projeto, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), é preciso conscientizar a população, principalmente as mulheres, para os riscos das doenças cardiovasculares que são responsáveis por um terço das mortes por doenças crônicas não transmissíveis no mundo.
A relatora da proposta no Plenário da Câmara, deputada Rose Modesto (PSDB-MS), rejeitou emenda apresentada pelo deputado Bohn Gass (PT-RS) porque a proposta aprovada nas comissões já previa essas ações.
“Que pretende deixar clara a possibilidade de as entidades de saúde firmarem iniciativas e parcerias com o poder público na organização de palestras, eventos e treinamento sobre as doenças cardiovasculares na mulher para as ações de prevenção e conscientização sobre os fatores de risco cardiovascular”.
Má alimentação, tabagismo e sedentarismo são agravantes das doenças cardiovasculares. Levantamento do Ministério da Saúde mostra também que metade das mortes por doenças cardiovasculares antes dos 65 anos podem ser atribuídas à pobreza.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Karla Alessandra.
Para ouvir a notícia, acesse https://www.camara.leg.br/radio/radioagencia/863424-brasil-vai-ter-dia-dedicado-a-prevencao-de-doencas-cardiovasculares-em-mulheres/