“Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História” deverá ser realizada anualmente em escolas de educação básica

O texto aprovado também inclui abordagem de perspectivas femininas nos conteúdos dos ensinos fundamental e médio
15/06/2021 19h55

Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados

“Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História” deverá ser realizada anualmente em escolas de educação básica

Deputada Tereza Nelma (PSDB-AL)

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprovou na última semana o Projeto de Lei 557/ 2020, que institui a realização anual da "Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História”. O objetivo é informar e conscientizar a comunidade escolar a respeito das mulheres que ocuparam lugar de destaque na história do Brasil e de outros países.

O texto foi aprovado na forma de um substitutivo, que inclui, ainda, a obrigatoriedade de abordagens fundamentadas nas experiências e nas perspectivas femininas nos conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio. A relatora do projeto, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), considera que é preciso ir além da semana anual comemorativa e incluir uma perspectiva mais ampla da contribuição das mulheres ao longo da história.

“Ao redor do mundo, as mulheres são minoria nos conteúdos escolares e geralmente são mostradas com um linguajar sexista. Por isso, acredito não só que ampliaremos a inclusão e valorização das mulheres nos espaços públicos, mas também alteraremos os próprios espaços públicos e privados, com homens e mulheres mais sensíveis, colaborativos e cuidadosos – características ao longo da história mais associadas às mulheres e ao feminino”, explicou Tereza Nelma.

Representatividade

Para a presidente da Comissão, deputada Elcione Barbalho (MDB-PA), a representatividade é o caminho mais eficiente para que meninas entendam que são capazes: “Quando vemos alguém como nós ocupando espaços na ciência, tecnologia e até mesmo no poder, entendemos que nós também podemos chegar lá. Por isso, é primordial que meninas possam estudar sobre as mulheres importantes da história, assim saberão que elas também são capazes”. 

O projeto é de autoria da deputada Tabata Amaral (PDT-SP) e aguarda análise da Comissão de Educação.

Texto: Lanna Borges