Presidenta Célia Xakriabá reafirma compromisso com pautas transversais em defesa das mulheres
Em discurso, a presidenta da CMULHER, Deputada Célia Xakriabá (Psol-MG), destacou a importância da diversidade na composição da Mesa para avançar em projetos estratégicos. Agradeceu a confiança no trabalho coletivo e reforçou o compromisso com pautas transversais, como segurança pública, educação, mercado de trabalho e crise climática.
"Queremos sim discutir segurança pública não para, mas com as mulheres; queremos sim discutir saúde, mas não para, mas com as mulheres, queremos sim discutir mercado de trabalho, mas não para, mas com as mulheres. É necessário que o espaço político seja seguro, é necessário garantir todo processo de trabalho, mas sobretudo no combate familiar", enfatizou a parlamentar.
A presidenta também expressou solidariedade à ministra Marina Silva, vítima de um episódio de violência verbal por um senador na semana passada. Célia lamentou que, mesmo com a histórica sub-representação feminina no Congresso, ainda haja tentativas de silenciar vozes das mulheres.
"Queremos que cada mulher que esteja aqui, enquanto parlamentar, entenda esta responsabilidade. O ano mais importante é o ano de 2025, é um ano de ação e de reforçar a importância do trabalho coletivo para pensar o avanço da Comissão. Juntas formamos um Congresso Nacional, cada uma de nós pode ter uma proposta política, mas juntas somos a política, juntas podemos representar todo projeto de cura para uma sociedade.", declarou.
A reunião marcou o início de uma gestão focada em ações concretas e no fortalecimento da representatividade feminina na política.
Reportagem: Vanessa Lippelt