Sistema de suprimeiro de combustíveis é robusto, afirma diretor da Petrobras
O diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, afirmou que o sistema de suprimento de combustíveis no Brasil é "bastante robusto", não só no que se refere às 12 refinarias da Petrobras, mas também em relação ao suprimento externo.
Ele não foi taxativo ao dizer que não haverá desabastecimento de combustíveis, mas afirmou que o sistema "é seguro" e que sempre se pode contar com importações.
Cosenza atribuiu o aumento do consumo de combustíveis ao crescimento da venda de carros. "Esse é o ônus de um país em crescimento", disse o diretor, que participa de audiência pública na Comissão de Minas e Energia sobre o abastecimento nacional de combustíveis.
Segundo ele, a distribuição de diesel e gasolina atingiu 7,7 milhões de metros cúbicos por mês, o que equivale a 45 milhões de barris. Isso equivale a mais de 2 milhões de barris por dia. A produção interna é complementada com importações, principalmente do Golfo do México, Roterdã e Índia.
O diretor afirma que esse volume de distribuição requer um planejamento extremamente rigoroso e que o desafio é fazer um trabalho integrado.
Agência Câmara