Secretário-executivo descarta apagão de energia mesmo com estiagem

19/03/2014 14h52
19/03/2014 - 12h49

Secretário-executivo descarta apagão de energia mesmo com estiagem

O deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC) e outros parlamentares indagaram há pouco o secretário-executivo do ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, sobre as consequências do prolongamento do período de estiagem para o suprimento de energia do País.
Segundo Zimmermann, como a tendência é que a partir de maio as chuvas diminuam, o nível dos reservatórios dificilmente será recompostos, o que confirma a necessidade de utilizar usinas térmicas ao longo do resto do ano. Mesmo assim, ele não prevê riscos de desabastecimento. “Estamos acompanhando passo-a-passo, e a menos que haja uma piora considerável na situação, não trabalhamos com qualquer problema de abastecimento”, disse o secretário.

Já o deputado Jorge Boeira (PP-SC) questionou sobre um possível deficit de contratação [capacidade ociosa de transmissão] de energia pelas distribuidoras. Segundo Zimmermann, o ideal é realmente que as distribuidoras operem 100% contratadas e informou que o governo deverá realizar um novo leilão no dia 25 de abril para atender distribuidoras que estão descontratadas.

Quanto à expectativa de crescimento da demanda de energia pelas distribuidoras, Zimmermann disse que o ministério trabalha com a previsão de aumento do parque gerador instalado em 9 mil megawatts, o que inclui as hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau.

Zimmermann participa de audiência pública no plenário 14, promovida em conjunto pelas comissões de Minas e Energia; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Fiscalização Financeira e Controle.

Agência Câmara