Presidente da Petrobras apresentará prioridades de investimento estatal
A Comissão de Minas e Energia promove audiência na quarta-feira (25) com a presidente da Petrobras, Graça Foster, para discutir as estratégias de investimento da estatal. Na audiência, os deputados querem conhecer as prioridades de expansão da empresa, a política de reestruturação e, sobretudo, o destino dos US$ 13,6 bilhões previstos no Plano de Negócios da Petrobras. O debate foi proposto pelo deputados Arnaldo Jardim (PPS-SP) e José Otavio Germano (PP-RS).
O parlamentar lembra que os recursos previstos para o Plano de Negócios da Petrobras são muito maiores do que o orçamento de vários estados brasileiros. Ele argumenta que, apesar disso, a empresa está no limite de sua capacidade de endividamento.
Cronograma de investimentos
Jardim ainda ressalta que a Petrobras precisa arcar com responsabilidades adicionais, sobretudo a partir do marco regulatório do pré-sal, aprovado no Congresso. "Vamos cobrar um cronograma de investimentos e, ao mesmo tempo, zelar para que a Petrobras amplie os investimentos na ponta, na busca por aumento da produção, e que seja mais rigorosa nos seus gastos com custeio”.
O deputado também defende que a Petrobras deve usar mais equipamentos nacionais na exploração do petróleo, como forma de incentivo à indústria brasileira.
Na audiência com Graça Foster, que assumiu a presidência da Petrobras há pouco mais de dois meses, os deputados também querem discutir a atuação da estatal no mercado de gás natural, as perspectivas para o mercado de biocombustíveis e a função da Petrobras na área de inovação tecnológica.
Audiência está marcada para as 10 horas no Plenário 14.
Agência Câmara