Ministério diz que riscos de novos apagões são pequenos pois reservatórios estão normais
O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse que os riscos de novos apagões são pequenos porque os reservatórios de água do Sudeste e do Sul estão normais e o período de chuvas começa em um mês e meio.
Já o diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, defendeu hoje que a próxima região que passe a operar, com garantias de operação contra dupla falha no sistema, seja a região Nordeste.
Hoje o governo trabalha para que Brasília tenha essa segurança. Para o País como um todo, o sistema já trabalha com a garantia da carga se houver falha em apenas um elemento do sistema.
Márcio Zimmermann e Hermes Chipp participaram de audiência da Comissão de Minas e Energia sobre o blecaute que ocorreu no Nordeste em 28 de agosto.
O blecaute de agosto foi causado por queimadas no Piauí embaixo das linhas de transmissão. Mas, para o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), a decisão que foi tomada após o apagão de agosto – de reduzir a transferência de energia para o Nordeste e acionar a energia térmica na região – mostra que estas é que deveriam ter sido as providências antes do ocorrido.
Agência Câmara