Graça Foster explicará hoje compra de Pasadena

30/04/2014 14h04
30/04/2014 - 09h05 Atualizado em 29/04/2014 - 11h31

O debate com a presidente da Petrobras estava marcado para semana passada, mas foi adiado a pedido dela. Deputados criticaram mudança de data.

A presidente da Petrobras, Graça Foster, virá à Câmara hoje para prestar esclarecimentos sobre a compra da refinaria de Pasadena (EUA), que teria ocasionado perdas contábeis superiores a 500 milhões de dólares à estatal brasileira.

A vinda da presidente é um acordo para evitar a convocação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

O líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), lembrou na semana passada que o acordo para Graça Foster comparecer à comissão já foi descumprido, pois previa o comparecimento dela até o dia 15 deste mês, o que não ocorreu. “Se ela não comparecer novamente no dia 30, vamos convocar o ministro sim, pois o acordo foi feito com ele e não com a presidente da Petrobras”, disse o líder.

O deputado José Guimarães (PT-CE) criticou o “clima de desconfiança” em relação ao governo. Segundo ele, até hoje o governo tem cumprido todos os acordos e não concorda com “essa espada da desconfiança”.

Em depoimento no Senado neste mês, Graça Foster reconheceu que “não foi definitivamente um bom negócio”.

A audiência será realizada pelas comissões de Fiscalização Financeira e Controle; e de Minas e Energia, no plenário 9, às 10 horas.

Agência Câmara

Da Redação - RL