Empresas checarão procedimentos das outras para evitar apagões, diz secretário

28/11/2012 15h28
28/11/2012 - 11h52

 

O secretário-executivo do ministério das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse há pouco que uma das soluções adotadas pelo governo para evitar novos apagões como os dos últimos meses foi a montagem de um protocolo de segurança que será realizado pelas próprias empresas. Elas passariam a checar os procedimentos umas das outras.

Segundo Zimmermann, esse é o modelo adotado na área nuclear, em que os países se fiscalizam entre si para descobrir problemas. O secretário detalhou as razões dos cinco apagões ocorridos no País desde setembro para parlamentares de quatro comissões da Câmara. Ele explicou que ocorreram falhas diversas nos sistemas de proteção que deveriam atuar em caso de problemas em algum equipamento.

O secretário, porém, se mostrou mais preocupado com o apagão que atingiu o norte e o nordeste em outubro. Ele contou que os técnicos responsáveis pela manutenção no sistema deixaram de executar testes básicos e que a própria manutenção foi mal feita. Naquele caso, a falha foi de uma empresa privada ligada às Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig).

Agência Câmara

Reportagem- Sílvia Mugnatto/Rádio Câmara
Edição- Mariana Monteiro