Elétricas tiveram prejuízo na virada do ano, diz representante das empresas

02/04/2014 15h42
02/04/2014 - 12h10

 

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Fonseca Leite, a situação atual de baixa nos rios, encareceu o preço da energia para as distribuidoras. Problemas burocráticos também deixaram algumas empresas de fornecimento de energia sem contratos no fim do ano passado.

“Em nenhum lugar do mundo se sustenta um negócio em que você vende mais barato do que compra, e isso aconteceu com a energia nos últimos meses”, disse.

Leite informou que as empresas procuraram o governo federal para cobrir o impacto desse desequilíbrio, o que foi possível apenas nesta quarta-feira com a edição de um decreto, criando uma conta (ACR) para cobrir esses prejuízos. “Estamos ainda fazendo um balanço das consequências desse gesto, mas esperamos com isso evitar um aumento muito grande nas tarifas de energia elétrica”, afirmou.

Nelson Leite participa de audiência pública da Comissão de minas e Energia sobre a crise no abastecimento de energia. O evento foi sugerido pelos deputados Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Geraldo Thadeu (PSD-MG).

Agência Câmara