Subcomissão Rio+20 aprova Relatório Final

A Subcomissão Especial da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados que acompanhou a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20 aprovou seu relatório final de atividades, na última quarta-feira, 12. Segundo o relator, deputado Ricardo Tripoli (PSDB/SP), o documento contribuirá com debates futuros e com os interessados em obter informações sobre o relatório final da Conferência.
14/06/2013 12h40

Foto: Estefânia Uchôa / CMADS

Subcomissão Rio+20 aprova Relatório Final

“A ausência de ações concretas para controlar as alterações ambientais não significam que as negociações não estejam caminhando. É certo que a degradação ambiental caminha a passos galopantes, e que definição de soluções é cada vez mais urgente, mas não podemos deixar o ceticismo influenciar as negociações internacionais, e nem mesmo gerar retrocessos”, destacou Tripoli.

Para o Presidente da CMADS, deputado Penna (PV/SP), as dificuldades de negociação na Rio+20 evidenciam a falência de um modelo de desenvolvimento que privilegia a exportação de commodities. “Precisamos organizar a sociedade nos padrões de uma economia verde, onde a natureza seja vista como um grande estoque a ser preservado” defendeu Penna.

De acordo com o 1º Vice-Presidente da CMADS, deputado Sarney Filho (PV/MA), a falta de metas concretas é uma consequência esperada em função da crise econômica mundial. “O documento final é muito conservador e sem ambição. Mesmo assim, a Conferência não deve ser vista como um fracasso, pois a sociedade demonstrou seu interesse pela sustentabilidade e defesa do meio ambiente.”

Na mesma linha o 2º Vice-Presidente da CMADS, deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), destacou que a Rio+20 foi produtiva se vista como espaço global de sensibilização da opinião pública para mudanças de comportamento.

Desde sua criação, em 10 de agosto de 2011, fizeram parte da comissão especial os deputados Antônio Roberto (PV/MG), Fernando Jordão (PMDB/RJ), Valdir Colatto (PMDB/SC), Irajá Abreu (PSD/TO), Leonardo Monteiro (PT/MG), Felipe Bornier (PSD/RJ), Givaldo Carimbão (PSB/AL), Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB/SP), Bernardo Santana de Vasconcellos (PR/MG), Miro Teixeira (PDT/RJ), Augusto Carvalho (PPS/DF), Giovani Cherini (PDT/RS), Moacir Micheletto (PMDB/PR), Toninho Pinheiro (PP/MG), Marcos Montes (PSD/MG), Fernando Ferro (PT/PE), Márcio Macêdo (PT/SE), Paulo Piau (PT/MG), Rebecca Garcia (PP/AM) e Marina Santanna (PT/GO).

Acesse aqui a íntegra do relatório final da Subcomissão Especial Rio+20.

 

Fonte: Assessoira de Imprensa da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - CMADS.