Sarney Filho propõe audiência pública sobre nanotecnologia

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CMADS aprovou o requerimento, do deputado Sarney Filho (PV/MA) que prevê a realização de audiência pública para discutir o desenvolvimento das pesquisas sobre nonotecnologia no País e os possíveis danos ambientais e à saúde humana provocados pelo uso frequente dessa tecnologia.
24/10/2012 15h30

Estefânia Uchôa - CMADS

Sarney Filho propõe audiência pública sobre nanotecnologia

Nanotecnologia é uma medida que equivale 1 milímetro a 1 milhão de nano. Estudada pelos japoneses desde 1974, hoje está presente em diferentes áreas, como a medicina, a engenharia, a tecnologia da informação, e em produtos alimentícios, farmacêuticos, cosméticos e fertilizantes.

Segundo o deputado Sarney Filho, o Brasil ainda não possui uma regulamentação específica para a área. “Estamos manipulando e consumindo produtos dessa tecnologia, nanopartículas estão nos alimentos que chegam à mesa da população, e isto nos deixa muito preocupados”, afirmou o parlamentar.

“Queremos saber até aonde avançamos com as pesquisas e o que produzimos para o mercado nacional, o que importamos e o volume. Também queremos saber quem controla a entrada desses produtos no País?”, acrescentou o parlamentar.

Foram convidados para o debate representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e da Saúde, da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), da Rede de Pesquisas em Nanotecnologia (RENANOSOMA), do projeto de nanotecnologia da Fundacentro e do Sindicato dos Químicos do ABC Paulista (Dieese).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CMADS, da Câmara dos Deputados.