Sarney Filho instala Comissão Externa dos Guarani-Kaiowá

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados que irá acompanhar a situação dos índios Guarani-Kaiowás foi instalada hoje (6) e na semana seguinte ao feriado de 15 de novembro fará viagem ao Mato Grosso do Sul.
07/11/2012 08h00

Foto: Paula Laport / Bancada Verde

Sarney Filho instala Comissão Externa dos Guarani-Kaiowá

Instalação da Comissão Externa que acompanhará o caso dos índios guarani-kaiowá.

A comissão é coordenada pelo deputado Sarney Filho (PV-MA), que é presidente da Comissão do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentáve e autor da proposta. Nos dois dias de viagem os deputados farão reunião com os índios que   estão acampados na fazenda Cambará (MS),  ouvirá os fazendeiros, a Funai e o Ministério Publico.

Integram a comissão os deputados Alessandro Molon (PT-RJ), Arnaldo Jordy PPS/PA), Danilo Forter (PMDB-CE), Marina Santana (PT-GO), Penna (PV-SP), Rebecca Garcia (PP-AM) e Ricardo Tripoli (PSDB-SP).

O grupo que está acampado  às margens do rio Hovy,  170 índios, ameaçavam resistir até a morte se a ordem de despejo pela Justiça fosse cumprida. Na semana passada, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (São Paulo e Mato Grosso do Sul)  cassou a liminar do juiz federal da 1ª Vara Federal em Naviraí (MS) que determinava a saída dos índios.

Há duas semanas, o líder do PV enviou ofício ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso e ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Brito, alertando sobre a gravidade da situação. O deputado também conversou com o Procurador da República, Marco Antonio Delfino de Almeida que está defendendo a causa dos índios.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do deputado Sarney Filho (PV/MA)