Parlamentares apoiam participação de Taiwan na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima
Estefânia Uchôa / CMADS
Deputado Stefano Aguiar (PSC/MG) defende a participação de Taiwan no debate mundial sobre mudança do clima.
Segundo o deputado Stefano Aguiar (PSC/MG), autor do requerimento nº 231/2013, Taiwan tem muito a contribuir com o debate global sobre mudanças climáticas. “Por ter conhecimento, experiência e tecnologia que permitem a redução de emissões de gases do efeito estufa, Taiwan tem desenvolvido, com diversos países, projetos de monitoração ambiental, prevenção de poluição, controle de descarte de lixo, prevenção de desastres ambientais, reflorestamento, conservação de florestas existentes e conservação da biodiversidade”, defendeu Stefano Aguiar.
“A exclusão de Taiwan da Convenção é prejudicial ao planeta como um todo, pois trata-se de um erro grave cometido com uma nação com mais de 23 milhões de habitantes, que muito tem a aprender e contribuir nesta convenção sobre clima, que é de interesse mundial”, acrescentou o deputado.
O tratado internacional foi firmado por quase todos os países do mundo em 1992 e tem como objetivo a estabilização da concentração de gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera em níveis que evitem a interferência perigosa no sistema climático. Em 2010, o Parlamento Europeu também aprovou resolução de apoio à participação de Taiwan na CQNUMC.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CMADS, da Câmara dos Deputados.