Liberação de pesca na Estação Ecológica de Tamoios é debatida na CMADS

Os aspectos positivos e negativos do PL 4.119/12 e seu apensado PL 4.196/12 serão analisados em audiência pública na CMADS. As matérias tratam da liberação do tráfego de embarcações, pesca artesanal ou amadora e ainda da utilização de praias na Estação Ecológica de Tamoios, localizada nos Municípios de Angra dos Reis e Parati, no Estado do Rio de Janeiro.
10/05/2013 13h50

Estefânia Uchôa / CMADS

Liberação de pesca na Estação Ecológica de Tamoios é debatida na CMADS

Requente do debate, o deputado Sarney Filho (PV/MA) pretende obter informações sobre a demarcação da estação ecológica, os estudos técnico científicos sobre a área protegida e a situação os pescadores, moradores e donos de pousadas na região.

“Sabemos que a maioria dos habitantes daquela região é composta por pessoas que vivem da pesca artesanal, de pequenos comércios e da hospedagem de turistas, mas a liberação de exploração em áreas protegidas deve ser analisada com muita cautela. Informações de qualidade fornecidas por especialistas nos ajudará a votar as propostas legislativas em tramitação nessa Comissão”, destacou Sarney Filho.

A Estação Ecológica de Tamoios criada pelo Decreto Nº 98.864/90 teve o intuito de preservar as características ambientais da região, mas atualmente enfrenta atritos entre os agentes do governo e moradores e pescadores artesanais da região.