Energia nuclear pós Rio+20 é tema de debate na Comissão de Meio Ambiente da Câmara
A iniciativa do presidente da CMADS, deputado Penna (PV/SP), pretende ampliar o debate iniciado durante a Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20. Na ocasião, técnicos, especialistas, estudiosos e ambientalistas afirmaram que a geração de energia por fonte nuclear estão com seus dias contatos.
Segundo Penna, a reunião paralela mostrou que a sociedade civil está organizada e exigindo mudanças. “Se vários países do mundo repensaram seus programas após Fukushima, por que o Brasil insiste em usinas nucleares, que são caras, inseguras, perigosas e ultrapassadas?”, questiona o parlamentar.
Entre os participantes para a audiência está o deputado Sarney Filho (PV/MA), 1º Vice-Presidente da Comissão de Meio Ambiente, que participou ativamente dos debates durante a Rio+20. “Risco sempre existe. A magnitude de um acidente nuclear é muito grande e tem sempre consequências catastróficas”, alerta o parlamentar.
Para Sarney Filho, a energia eólica teria custo semelhante ao da energia nuclear e com a vantagem que vive um momento de expansão no mundo. “Hoje, o preço da energia eólica concorre com a nuclear. Mas a vantagem é que ela não traz riscos de acidentes, e há um interesse crescente mundial por esse modelo.”
Também participarão do debate Chico Whitaker, representante da Coalizão contra as Usinas Nucleares no Brasil; Heitor Scalambrini, professor da UFPE, representante da Articulação Antinuclear Brasileira; Gisele Elias de Lima Porto Leite, Procuradora da República e Coordenadora do GT Energia Nuclear da 4º Câmara de Coordenação e Revisão do MPF; Representante do Conselho Nacional de Politica Energética e Ademar Kyotoshi Satto, monge budista, estudioso do tema.
Interatividade no Seminário
Convidamos você e seus amigos a participar vitualmente deste debate por meio do endereço https://edemocracia.camara.gov.br/web/eventosinterativos
Serviço:
O que: Audiência pública para discutir a situação da energia nuclear pós Rio+20
Data: 22 de maio – quarta-feira.
Horário: 11h
Local: Plenário 02, do Anexo II, da Câmara dos Deputados.