Deputados discutirão a prevenção de acidentes decorrentes da exploração de petróleo no País
Nesta terça-feira, 8, será realizada audiência pública para discutir a definição e a criação de novos modelos de prevenção, contingência e atendimento aos acidentes ocorridos por meio da exploração e produção de petróleo, oriundo da camada do pré-sal.
Autor do requerimento nº113/2012 que propõe a realização do debate, o presidente da Comissão, Sarney Filho (PV/MA) ressaltou que essa discussão é de extrema importância para o Brasil, visto que a exploração do pré-sal está sendo realizada em grandes quantidades em uma área ampla do território brasileiro, mas com o conhecimento ainda superficial do solo.
“A atividade de exploração, de transporte e até mesmo de consumo de petróleo é perigosa e de alto risco, principalmente a exploração em águas profundas que são difíceis e exigem tecnologias muito avançadas,” acrescentou Sarney Filho.
Sobre o Plano Nacional de Contingência – PNC, ainda não disponibilizado para conhecimento da sociedade, o deputado afirmou ser necessário o fortalecimento institucional dos órgãos que compõem o sistema através da aquisição de equipamentos, contratação de pessoal qualificado, programas de treinamento e capacitação, além de um orçamento adequado e específico.
“É preciso que agente não fique só na reação ao acidente, mas que atuemos na prevenção deles. É muito mais barato e muito menos danoso ao meio ambiente a prevenção dos acidentes, do que tentar remedia-los,” alertou o deputado.
Foram convidados para participar da audiência pública:
- Senhora Izabella Teixeira, Ministra de Estado do Meio Ambiente;
- Senhor Edson Lobão, Ministro de Estado de Minas e Energia;
- Senhora Graça Foster, Presidente da Petrobras;
- Senhor Florival Rodrigues Carvalho, Diretor Geral da Agência Nacional do Petróleo – ANP e o
- Contra-Almirante Joése de Andrade Bandeira Leandro, Sub-chefe de Organização e Assuntos Marítimos do Comando de Operações Navais da Marinha do Brasil.
Serviço:
O que: Audiência pública para debater a definição e a criação de novos modelos eficazes de prevenção, contingência e atendimento aos acidentes, voltados especificamente, para a exploração e produção de petróleo, oriundo da camada do pré-sal.
Data: 8 de maio – terça-feira
Horário: 14h
Local: Plenário 9, do Anexo II, da Câmara dos Deputados
Link: www.camara.gov.br/meioambiente
Fonte:
Estefânia Uchôa – Assessora de Comunicação/CMADS