Deputado do PPS pedirá audiência para discutir empréstimo bilionário do BNDES a Belo Monte
O Vice-presidente da Comissão, deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA) acaba de preparar um requerimento para que, em audiência pública, sejam exigidas explicações do BNDES e da Norte Energia sobre o aporte financeiro que teria sido concedido sob sigilo e que afetaria um dos princípios da instituição no quesito “agenda ambiental”.
Belo Monte é alvo de uma série de contestações judiciais por causa dos impactos na natureza e na vida do homem que vive naquela região. E estes aspectos teriam sido ignorados pelo banco no repasse deste que é o segundo empréstimo destinado ao empreendimento.
Arnaldo Jordy também convidará o procurador federal Ubiratan Cazetta, que atua no caso. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o empréstimo de 1,8 bilhão foi aprovado em fevereiro e contratado em março. O MFP só teria tomado conhecimento da liberação do dinheiro há cerca de duas semanas.
O vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, disse que o Congresso Nacional precisa entrar no debate por conta dos riscos que teriam sido ignorados pelo BNDES.
“Queremos que, principalmente, o BNDES mostre ao Congresso informações acerca dos valores, prazos e taxas de juros envolvidos nesta transação e saber por que a operação foi cercada de sigilo. Numa momento em que a administração pública passa por um processo de transparência, não pode um empréstimo desta monta deixar de ser fiscalizado pelo Legislativo”, justificou Jordy.
Por causa do recesso parlamentar, o requerimento de audiência pública deverá ser votado no início de agosto.
Fonte: William Passos/ Portal do PPS.