Crueldade em abatedouros: Câmara Federal autoriza audiência pública proposta por Tripoli

Requerimento foi aprovado, por unanimidade, nesta quarta-feira.
20/03/2013 13h22

Web

Crueldade em abatedouros: Câmara Federal autoriza audiência pública proposta por Tripoli

Raio X da carne, abatedouros legalizados fornecem carnes prejudiciais à saude.

A Comissão de Meio Ambiente aprovou nesta quarta-feira requerimento do deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP) que pede a realização de audiência pública para tratar da crueldade a que os animais de produção são expostos em abatedouros legalizados do país.

TRATAMENTO INADEQUADO

Como coordenador de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional e autor do Projeto de Lei 215/2007 que institui o Código Federal de Proteção Animal, Tripoli está preocupado com o tratamento dado aos animais nos estabelecimentos municipais e estaduais.

Reportagem produzida pelo programa Fantástico, da TV Globo, (https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/03/fantastico-mostra-falta-dehigiene-em-abatedouros-e-abate-cruel-dos-gados.html) veiculou diversas cenas de maus tratos ocorridas em abatedouros do país.

Equipes jornalísticas comprovaram total falta de higiene e extrema crueldade no abate do gado em várias localidades. Estimativas indicam que 30% da carne brasileira é produzida sem fiscalização, o que representa uma imensa ameaça à saúde pública.

“O fato denunciado merece a atenção das autoridades. São animais mortos com marretas e até com o uso de uma espingarda. Restos de carnes espalhados entre cachorros e porcos. É inadmissível que os abatedouros funcionem de maneira tão precária”, alertou o parlamentar paulista.

Foram convidados para a audiência pública a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o ministro da Agricultura, Antônio Andrade; o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o diretor da ONG Amigos da Terra; representantes de organizações não-governamentais protetoras dos animais; representantes do setor produtivo e da Confederação Nacional dos Municípios.

Clique aqui para ler o requerimento.

Fonte: Assessoria do Deputado Ricardo Tripoli (PSDB/SP)