Criada a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica

Com o objetivo de estimular a produção e a comercialização de produtos orgânicos, e desenvolver no País a agroecologia como estratégia de fortalecimento da agricultura justa, equilibrada e necessária foi lançada nesta quarta-feira, 8, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica.
08/08/2012 18h25

Luiz Cruvinel/Agência Câmara

Criada a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica

Presidida pela deputada Luci Choinack (PT/SC), o movimento busca chamar atenção para os debates que tratam da segurança alimentar e nutricional, participação e empoderamento social, respeito aos saberes tradicionais, o uso sustentável dos recursos naturais e a socialização do conhecimento agroecológico.

Representando a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - CMADS, a deputada Marina Santanna (PT/GO) parabenizou a iniciativa e defendeu a construção de um diálogo entre o Governo Federal, e os Governos Estaduais e Municipais juntamente com os movimentos locais para a ampliação do conhecimento que se tem hoje, aliado a uma mudança de mentalidade, investimentos e valores.

“O uso do agrotóxico tem proporcionado problemas muito graves de saúde, ainda não mensurados totalmente, que estão dispersos na sociedade. É preciso um maior investimento para garantir a ampliação dos espaços utilizados tanto na produção como na comercialização dos alimentos orgânicos”, alertou Marina Santana.

Já o vice-coordenador da Frente, deputado Sarney Filho (PV/MA) afirmou que a produção de alimentos saudáveis, sem uso de agrotóxicos, nem adubos químicos ou hormônios, como faz a agroecologia, merece destaque por trabalhar com o conceito de crescimento econômico dando igual importância para a inclusão social e aos cuidados ambientais.

“Nesse cenário atual, onde os alimentos dos brasileiros são produzidos 70% pela agricultura familiar é mais que necessária, é fundamental a ampliação da assistência técnica e o fortalecimento do setor para a continuidade da construção do desenvolvimento sustentável”, afirmou Sarney Filho.

Também participaram do lançamento da Frente da Agroecologia, a Ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, o Presidente da Embrapa, Pedro Arraes e diversos movimentos sociais e populares como o Greenpeace, a Contag, a ANA (Articulação Nacional da Agroecologia) e o Instituto Sociedade População e Natureza.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CMADS, da Câmara dos Deputados.