Comissão de Meio Ambiente discute liberação de transgênicos resistentes a agrotóxico
Para o Deputado Penna (PV/SP), um dos proponentes do debate, o tema é de extrema importância para o futuro do direito fundamental à saúde e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. “A liberação de sementes transgênicas resistentes a agrotóxicos, além de beneficiar grandes empresas estrangeiras, deverá também provocar na população um aumento do consumo de agrotóxicos”, destacou.
O deputado lembrou ainda que a dependência do setor rural brasileiro dos produtos fornecidos pelas multinacionais não é positiva nem para economia nem para o meio ambiente.
Participarão do debate o Eduardo Daher, Diretor da Associação Nacional em Defesa Vegetal – ANDEF, Ivo Carraro, Diretor Executivo da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – COODETEC; Luiz Eduardo Pacifici Rangel, Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Robinson Pitelli, Professor titular da UNESP; Eloisa Caldas, professora de Toxicologia da Universidade de Brasília; Paulo Kageyama, professor da USP; Rubens Nodari, professor da UFSC; Antônio Andrioli, professor da UFFS/SC e representantes do Ministério do Meio Ambiente; da Comissão Técnica de Biossegurança – CNTBio; do Instituto de Defesa do Consumidor – IDEC e do Ministério Público Federal.
Leia a íntegra do requerimento nº 293/2013.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CMADS, da Câmara dos Deputados.