CMADS discute a utilização do bioma Caatinga
A iniciativa do presidente da CMADS, deputado Penna (PV/SP), pretende discutir o processo de degradação que o bioma enfrenta há séculos. Atrás da Mata Atlântica e do Cerrado, a Caatinga é considerado o terceiro ecossistema mais degradado do país. Segundo o parlamentar a desertificação encontra-se principalmente em áreas onde antes se desenvolvia o plantio de algodão.
“Cerca de 80% dos seus ecossistemas originais já foram alterados, sobretudo por desmatamentos e queimadas, em um processo de ocupação que começou nos tempos do Brasil Colônia”, justificou Penna.
Outro aspecto questionado pelo parlamentar são as mudanças no ciclo das chuvas, o que pode tornar crítico o reabastecimento dos corpos d’água do bioma. “Com o aquecimento global, áreas degradadas na Caatinga estão cada vez mais suscetíveis ao processo de desertificação, afetando as atividades produtivas e as condições de vida da população. Como modificar esse cenário? Como suprir as necessidades dessas populações sem comprometer a capacidade de suporte dos seus recursos naturais?”, questiona o deputado.
Foram convidados para o debate Francisco Campello, Diretor de Combate à Desertificação do MMA – Ministério do Meio Ambiente; Roberto Cavalcanti, Secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA – Ministério do Meio Ambiente, Suelma Rosa dos Santos, representante Nacional da TNC – The Nature Conservancy e Braulino Caetanos dos Santos, Coordenador – Geral da Rede Cerrado, Cesar Victor do Espírito Santo, Superintendente Executivo da FUNATURA - Fundação Pró-Natureza e Carlos Rodrigo Castro Schlaefli, Secretário Executivo da Associação Caatinga. Participaram também os deputados Amauri Teixeira (PT-BA), Antonio Balhmann (PSB/CE) e Mauro Benevides (PMDB/CE).
Interatividade na Audiência Pública
Convidamos você e seus amigos a participar vitualmente deste debate por meio do endereço https://edemocracia.camara.gov.br/web/espaco-livre/bate-papo-tv
Serviço:
O que: Audiência pública interativa sobre a utilização do bioma caatinga.
Data: 25 de abril – quinta-feira.
Horário: 10h.
Local: Plenário 8, do Anexo II, da Câmara dos Deputados.