CMADS aprova Politica Nacional de Desenvolvimento do Ecoturismo

Considerando a necessidade de conciliar o crescimento do turismo com a conservação dos recursos ambientais e naturais foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CMADS da Câmara dos Deputados o projeto de lei 868/2011, que cria a Politica de Desenvolvimento do Ecoturismo e do Turismo Sustentável.
07/12/2012 14h35

Estefânia Uchôa /CMADS

CMADS aprova Politica Nacional de Desenvolvimento do Ecoturismo

A proposta do deputado Giovani Cherini (PDT/RS) estabelece instrumentos de gestão e recursos para a politica, dispõe-se sobre a sinalização de áreas protegidas e cria o Dia do Ecoturismo, a ser comemorado no dia 17 de dezembro, data do nascimento do ambientalista José Lutzemberger.

Em seu parecer favorável, o deputado Irajá Abreu (PSD/TO) ressaltou o estudo “Turismo no Brasil 2011-2012” publicado recentemente pelo Governo Federal onde foi feito um amplo diagnóstico do setor.

“Os números demonstram a importância do Turismo para o desenvolvimento do Brasil no presente e no futuro. Dão também ideia da dimensão do desafio que o Governo e a Sociedade terão de enfrentar para preparar o País para o crescimento da atividade, especialmente com o advento da Copa do Mundo e das Olímpiadas”, ressaltou Irajá Abreu.

“O Turismo precisa ser baseado numa gestão responsável, que busque o equilíbrio entre os aspectos ambientais, econômicos e socioculturais”, acrescentou o deputado.

Segundo a publicação no Brasil o mercado formal de trabalho nas atividades características do turismo – ACTs passou de 1,71 milhões de pessoas empregadas, em 2002, para 2,27 milhões em 2006, o que representa um crescimento da ordem de 32,70% em quatro anos. No ano de 2008, este número correspondeu a 5,76% do total de empregos formais acumulados no País.

O projeto segue agora para análise das Comissões de Turismo e Desporto e Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CMADS, da Câmara dos Deputados.