Audiência pública discute situação dos índios que vivem na Reserva Raposa Serra do Sol

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CMADS, da Câmara dos Deputados vai visitar as Terras Indígenas da Raposa Serra do Sol para averiguar as condições de vida dos índios que habitam essas terras. Demarcada há quatro anos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a Reserva, localizada no nordeste de Roraima, vive uma situação de descaso e abandono, segundo a Deputada Marina Sant’Anna, proponente da visita.
03/09/2013 13h45

Foto: Estefânia Uchôa / CMADS

Audiência pública discute situação dos índios que vivem na Reserva Raposa Serra do Sol

Deputada Marina Sant'Anna (PT/GO), autora do requerimento nº255/2013.

Para a deputada visitar a região é necessário para avaliar as condições de recuperação dos aspectos socioculturais, dos ecossistemas afetados pelas atividades econômicas desenvolvidas pelos fazendeiros e se as comunidades indígenas estão tendo acesso às políticas sociais de saúde, educação e segurança alimentar.

 “O governo federal precisa manter a infraestrutura das comunidades, estradas, pontes e energia, dar condições com relação
à saúde, educação e assistência técnica”, afirmou Marina Sant’Anna.

Serão convidados para a visita representantes do Exército Brasileiro, dos Ministérios das Relações Exteriores e Justiça e da Fundação Nacional do Índio. Ainda sem data marcada, a visita será feita em conjunto com a Frente Parlamentar de Defesa dos Povos Indígenas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CMADS, da Câmara dos Deputados.