Audiência discutirá a crueldade com animais em abatedouros
Coordenador do GT Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional e autor do projeto de lei (PL215/07) que institui o Código Federal de Proteção Animal, o parlamentar sugeriu a audiência devido as fortes denúncias veiculadas na mídia sobre a total falta de higiene e extrema crueldade no abate do gado em várias localidades do País.
Segundo Trípoli, estimativas indicam que 30% da carne brasileira é produzida sem fiscalização, o que representa uma imensa ameaça à saúde pública.
“O fato denunciado merece a atenção das autoridades. São animais mortos com marretas e até com espingarda. Restos de carnes espalhados entre cachorros e porcos. É inadmissível que os abatedouros funcionem de maneira tão precária”, alertou o parlamentar paulista.
Foram convidados para participar do debate a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o ministro da Agricultura, Antônio Andrade; o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o diretor da ONG Amigos da Terra; representantes de organizações não-governamentais protetoras dos animais; representantes do setor produtivo e da Confederação Nacional dos Municípios.
Serviço
O que: Audiência pública para tratar da crueldade a que os animais de produção são expostos em abatedouros municipais e estaduais legalizados do País.
Data: 9 de abril – terça-feira
Horário: 14h
Local: Plenário 8, do Anexo II, da Câmara dos Deputados.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - CMADS.