A pedido de Tripoli, Câmara debate criação do Arquipélago dos Alcatrazes na próxima terça, 11.
MAIOR NINHAL DO PAÍS
Como coordenador de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional e autor do Projeto de Lei 215/2007 que institui o Código Federal de Proteção Animal, Tripoli está preocupado com a situação das 20 mil aves do tipo que vivem na região e que formam o maior ninhal do país.
O processo de criação do parque nacional tramita em fase final de instrução no Ministério do Meio Ambiente. Na avaliação do deputado, a criação do espaço é um anseio antigo da população do Litoral Norte de São Paulo e conta com apoio do governo do Estado de São Paulo.
“O Parque aumentará significativamente a proteção permitindo a visitação pública no Arquipélago dos Alcatrazes. Além disso, será o primeiro Parque Nacional Marinho do Sudeste e garantirá a proteção de um dos mais relevantes patrimônios naturais do estado, que abriga diversas espécies ameaçadas de extinção”, alertou o parlamentar paulista. “A criação desta unidade de conservação contribuirá para o aumento da proteção do Bioma Marinho Costeiro, um dos menos protegidos no nosso país”, argumentou.
Para a audiência pública, foram convidados o Professor Doutor do Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Otávio Marques; o Professor Doutor do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rodrigo Leão de Moura; a Sra. Kelen Leite do Ministério do Meio Ambiente; o Secretário do Comitê Pró-Criação do Parque Nacional Marinho do Arquipélago dos Alcatrazes, José Pedro de Oliveira Costa e um representante da Marinha do Brasil.
Clique aqui para ler a programação.
Fonte: Assessoria do deputado Ricardo Tripoli