8/5/2012 - Hospitais Federais do Rio de Janeiro - Ministro Alexandre Padilha

Audiência pública realizada em 8/5/2012

Destinada a prestar esclarecimentos sobre denúncias de irregularidades nos hospitais federais do Rio de Janeiro.

Requerimentos nºs 180/11 e 202/11, ambos do Deputado Nelson Bornier, aprovados respectivamente em c14/9/2011 e 19/10/ de 2011

Participantes: Alexandre Rocha Santos Padilha, Ministro da Saúde; Osvaldo Vicente Cardoso Perrout, Titular da Secretaria de Controle Externo no Estado do Rio de Janeiro do Tribunal de Contas da União; Marcelo André Barboza da Rocha Chaves, Titular da 4ª Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União; Valdir Agapito Teixeira, Secretário Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União; José Gustavo Lopes Roriz, Diretor de Auditoria da Área Social da Controladoria-Geral da União; e Leila Regina de Carvalho, Ex-Diretora Administrativa do Hospital Federal de Bonsucesso.

Min Alexandre Padilha

Foto: Banco de Imagens da Câmara dos Deputados

 

Resumo:

O ministro Padilha falou inicialmente sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Ministério no sentido de aumentar a transparência, a fiscalização e o controle dos gastos e serviços públicos de saúde, inclusive em relação aos hospitais federais do Rio de Janeiro, demonstrando que a economia de recursos resultante desse trabalho vem sendoinvestida na melhoria e ampliação dos serviços oferecido à população.

Instado pelo deputado Nelson Bornier, o ministro também abordou questões pontuais sobre denúncias envolvendo os hospitais federais do Rio de Janeiro e um ex-assessor do Ministério da Saúde, informando que as providências cabíveis estão sendo tomadas pelos órgãos competentes.

Os representantes do TCU e da CGU também prestaram esclarecimentos sobre o andamento das investigações envolvendo irregularidades nos hospitais federais do Rio de janeiro. Já a Sra. Leila Regina de Carvalho, ex-diretora administrativa do Hospital Federal de Bonsucesso, destacou seu trabalho como servidora de carreira na área da saúde e negou qualquer envolvimento em irregularidades.

O autor do requerimento da audiência, deputado Nelson Bornier, mostrou-se satisfeito com a participação do ministro e demais convidados presentes, mas lamentou a ausência de diversos diretores dos hospitais federais do Rio de Janeiro –e especialmente do diretor do Departamento de Gestão Hospitalar no Estado do Rio, João Marcelo Ramalho Alves –, os quais, embora convidados, não compareceram à audiência.

Ata
Apresentações:  Min. Alexandre Padilha, TCU-Marcelo, TCU-Oswaldo, CGU

Notas Taquigráficas